sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Globalização

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.   
http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o


    
    Esse trecho retirado do site "wikipedia.org" mostra a globalização como algo atual, entretanto, se pararmos para refletir sobre isso iremos perceber que a globalização existe desde as primeiras descobertas e que se desenvolveu principalmente a partir da Revolução Industrial. Há quem diga que ela é resultado da Segunda Guerra Mundial. 
    Continuando ainda a reflexão acima proposta, também podemos chegar à conclusão de que a globalização tenha surgido lá no período mercantilista, onde houve a queda dos preços de transportes marítimos e o aumento da interligação das políticas européias. Então, essa coisa de "globalização" que todos falam demasiadamente hoje em dia já é figurinha de outros carnavais para nossos índios quando foram apresentados para os “bonzinhos e elegantes” colonizadores, e que com sua ingenuidade se deixou levar por essa "onda" de muitos males principalmente para a cultura e de muitos em sua grande maioria supérfluos benefícios.
Gravura representando o escambo entre
colonizadores e indígenas.
 

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um trabalho para fazer sobre a ECONÔMIA GLOBAL.Eu queria saber se você tem alguma dica á me dar,(uma ajudinha).
    obrigada pela atenção, espero anciosamente uma resposta

    ResponderExcluir
  3. Bom, demorei um pouco para acessar o blogger por isso não respondi imediatamente. Claro que eu posso lhe ajudar, mas agora é bem provável que você já tenha feito o trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Romero!
    Sou estudante de filosofia, tô meio enrolada com as atividades, as vezes penso que ñ vou conseguir, mas tô tentando.
    Sempre que vejo um exemplo de sucesso assim como vc, me sito mais motivada para prosseguir.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Osdeane, mas não sou digno de exemplo ainda.rsrs/ Sou um estudante assim como você. "Enrolado" todos nós ficamos, siga em frente sem olhar muito para trás e lembre-se que o amanhã é o melhor dia da sua vida.

    ResponderExcluir